Posicionamento e Características de jogadores

Existem cinco funções no Futsal: Goleiro Fixo, Ala Direita, Ala Esquerda e Pivô.

Em estudo observou-se que o fixo e os alas percorrem uma maior metragem que os pivôs durante uma partida de Futsal, sendo os alas os que mais andam na quadra. Neste mesmo estudo evidenciou-se que os pivôs tocam mais na bola que os alas e os fixos. A respeito deste assunto temos poucos trabalhos publicados, por esta razão pretendo escrever algo a respeito.

Função De Goleiro

Talvez seja o jogador mais importante da equipe, deve coordenar a equipe, pois joga de frente para o adversário. Hoje também, o goleiro tem que saber usar os pés como passador e ter bom chute. Lançar com as mãos e reposição rápida com a bola é fundamental para o goleiro. Deve orientar sua equipe o tempo todo, vibrando com a mesma. Deve saber os movimentos táticos, principalmente os de saída de bola e dar cobertura ao sistema defensivo. Atenção é primordial para esta posição.

Características Físicas – o goleiro deve ter: agilidade, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, impulsão, velocidade de reação.

Características Técnicas – pegada, habilidade com as mãos, queda e rolamento, reposição e lançamento com as mãos, passe, chute.

Características Táticas – colocação, saída do gol, entrosamento com a defesa, reposição rápida de bola, armação de jogadas com pé e mão.

Características Psicológicas – liderança, coragem, controle emocional, atenção, concentração, tranqüilidade e iniciativa.

Função De Fixo

Geralmente é o atleta encarregado de desarmar as jogadas dos adversários, são atletas de excelente marcação. Hoje também são criadores de jogadas, com bom chute de longa distância. Deve ter grande senso de distribuição de jogo e cobertura. O fixo deve ter bom sincronismo com os alas e com o goleiro na marcação. O pivô adversário é quem marca o fixo, por isto ele deve saber deslocar-se, para sair nas costas do adversário e criar situações de vantagem no ataque. Antecipação é fundamental para ser um bom fixo.

Características Físicas – Os fixos devem ter agilidade, impulsão, força, coordenação e velocidade de reação.

Características Técnicas – antecipação, marcação, chute, passe, cabeceio e deslocamentos.

Características Táticas – colocação, entrosamento com o goleiro, noção de cobertura, domínio da antecipação, saber usar o corpo e noção de ocupação de espaço.

Características Psicológicas – coragem, controle emocional, tranqüilidade, decisão, determinação e iniciativa.
Função Dos Alas

São responsáveis pela armação das jogadas. Devem deslocar-se constantemente, com ou sem bola. È importante ter na equipe sempre um jogador destro e um canhoto em cada ala. Normalmente os alas jogam em posições invertidas (ala direito no lado esquerdo e ala esquerda no lado direito). Os alas devem ser jogadores que utilizam bem os espaços vazios da quadra, com grande percepção das jogadas e precisão nos passes. Devem saber marcar e atacar na mesma proporção, ter excelente controle de bola, dribles e boa finalização é características importantes para os alas.

Características Físicas – Os alas devem ter: agilidade, resistência aeróbia e anaeróbia, coordenação, força e velocidade.

Características Técnicas – drible, passe, deslocamentos, condução, chute e marcação.

Características Táticas – armação das jogadas, coberturas, atacar e defender, boa finalização, criatividade e visão de jogo.

Características Psicológicas – coragem, combatividade, controle emocional, agressividade, determinação e iniciativa.

Função Dos Pivôs

Quase sempre é o jogador que têm maior poder de finalização, também como característica a proteção da bola de costas. È importante para o pivô saber o tempo certo de passar a bola para seus companheiros. Hoje, o pivô tem que se preocupar com a marcação, pois é dele o primeiro combate. Existem pivôs de referência (mais parado na frente) e pivôs de movimentação (deslocam-se pela quadra).

Características Físicas – Os pivôs devem ter agilidade, força, equilíbrio, impulsão e velocidade de reação.

Características Técnicas – controle de bola, cabeceio, drible, finalização, passe, recepção, finta, deslocamento lateral e antecipação.

Características Táticas – colocação, criar espaços, servir os companheiros, primeiro combate, movimentação e conclusão.

Características Psicológicas – decisão, determinação, coragem, personalidade e agressividade.

No Futsal moderno os jogadores ocupam vários lugares na quadra, jogam normalmente sem posição fixa. O importante é que o atleta/aluno desempenhe a função determinada pelo treinador. Para isto devemos treinar nosso atleta/aluno em todas as funções. Todas as funções e posições têm suas características próprias e para isto devemos treina – las especificamente.

Padrões de jogo e sistemas de movimentações

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: