História do Futsal

O exemplo de vários outros esportes tentar entender a origem do futebol de salão é um caminho muito difícil, devido aos escassos documentos que nos possam esclarecer. A origem do futebol de salão. Tudo isso faz com que haja uma grande polêmica entre os estudiosos sobre a origem do futebol de salão.
Podemos relatar que existem duas as versões para a origem do Futebol de Salão, ambas envolvendo a Associação Cristã de Moços.
Em uma delas, o esporte começou a ser praticado por volta de 1940, por jovens freqüentadores da Associação Cristã de Moços (ACM) de São Paulo que, para compensar a falta de campos de futebol, improvisavam “peladas” (futebol de fins de semana) nas quadras de basquete e hóquei, aproveitando as traves usadas na prática desse último esporte.
Na segunda versão, o futebol de salão teria sido inventado em 1932, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montevidéu (Uruguai), dando-lhe o nome de indoor football.
O Futebol de Salão começou então a expandir-se por toda a América do Sul, e posteriormente, Europa e resto do Mundo.
Com sede na cidade de São Paulo, Brasil,Surgiu a primeira FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE FUTEBOL DE SALÃO á FIFUSA que foi fundada em 25 de julho de 1971. Além do Brasil, participaram de sua fundação Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru, Portugal e Uruguai.Apesar de ter o brasileiro João Havelange como primeiro presidente do conselho executivo, a FIFUSA foi dirigida, desde sua criação, pelo seu secretário-geral Luiz Gonzaga de Oliveira Fernandes.O então Presidente João Havelange não dispunha de tempo para se dedicar à FIFUSA porque estava empenhado em conquistar a presidência da Federação Internacional de Futebol (FIFA) – ele foi eleito em junho de 1974. Naquela época, a FIFA não demonstrava ainda interesse pelo futebol de salão.
Em 1980, Januário D’Aléssio Neto,tornou-se presidente da FIFUSA.O esporte atingiu grande expansão no cenário internacional, com a constituição de competições importantes para a modalidade. A primeira delas foi o I Pan Americano de Futebol de Salão, disputado no México.
Em 1982, foi realizado no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, o I Campeonato Mundial de Futebol de Salão. O sucesso da competição incomodou a FIFA, que a partir de então passou a lutar pela apropriação desse esporte. A entidade começou a criar muitas dificuldades para todas as competições patrocinadas pela FIFUSA e ameaçou criar um mundial para o futebol de cinco – uma versão do futebol de salão com alterações nas suas regras, praticado principalmente na Europa. A FIFA reservou-se ao direito de proibir a utilização da palavra futebol por outras entidades que nao ela propria. A FIFUSA tentou resistir às investidas da FIFA e – às vésperas da disputa do seu II Campeonato Mundial de Futebol de Salão (Espanha, 1985), a entidade resolveu designar um novo termo para a modalidade: fut-sal. Posteriormente, acabou sendo adotada pela própria FIFA.
Frente as dificuldades da FIFUSA, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão iniciou negociações com João Havelange, então presidente da FIFA, para que a entidade assumisse internacionalmente a administração do esporte.A FIFUSA organizou na Austrália seu terceiro e último Campeonato Mundial de Futebol de Salão. Após o término da competição, a FIFA procurou a FIFUSA, em uma nova investida para incorporar o futebol de salão, mas o acordo foi rejeitado.
Em janeiro de 1989, a FIFA resolveu promover o seu primeiro Campeonato Mundial de Futebol Cinco, realizado na Holanda. Após o seu término, a Confederação Brasileira de Futebol de Salão principal federação nacional do esporte – desfiliou-se da FIFUSA para se integrar a FIFA, o que fortaleceu a entidade presidida até então pelo brasileiro João Havelange . Naquele ano, a FIFA criou sua Comissão de Futsal, especialmente para supervisionar o futebol de salão.
A investida definitiva da FIFA no futebol de salão enfraqueceu a FIFUSA. Seus dirigentes divergiram quanto ao seu futuro. A entidade terminou extinta no final de 1989 e início de 1990.
Lideradas pelo Paraguai – campeão do último mundial organizado pela FIFUSA e principal rival no esporte do Brasil -, algumas federações sul-americanas uniram-se com outras antigas filiadas FIFUSA para criar, 1990, na cidade de Bogotá, a Confederação Pan-americana de Futsal (PANAFUTSAL). Os países-membros da nova entidade foram: Argentina, Bolívia, Colombia, Costa Rica, México, Paraguai, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Mais tarde, Antilhas Holandesas, Aruba, Canadá e Equador.
A PANAFUTSAL manteve-se como uma entidade independente da FIFA e organizou campeonatos de futebol de salão onde permaneceu sendo praticado em muitos países – inclusive no Brasil, com praticamente as mesmas regras de quando o esporte surgiu como o arremesso lateral e de canto feito com as mãos.
Em 2000, a PANAFUTSAL e a FIFA aproximam-se em busca de uma futura fusão. As duas entidades chegaram a firmar, em um congresso realizado durante o Campeonato Mundial daquele ano, uma carta de intenções, mas não houve um compromisso mais concreto. Ainda no mesmo ano, o Comitê Olímpico Internacional reconheceu oficialmente a FIFA como única entidade para promover campeonatos de futsal.
Com os fracassos na negociações com a FIFA, a PANAFUTSAL decidiu dar ao organismo um caráter mundial, como uma forma de manter o futebol de salão nos moldes de sua criação – em oposição à versão da FIFA, cheia de alterações.
Juntamente com federações nacionais de outros continentes, os países-membros da PANAFUTSAL fundaram a AMF em dezembro de 2002, em Assunção.
A Associação Mundial de Futsal é uma das duas organizações mundiais que regulam a prática do futsal ou futebol de salão. Ela nasceu em 2002 e tem sua sede em Asunción, Paraguai.
A partir de 2002, a AMF passou a organizar suas próprias competições. A principal delas é o seu Mundial de Seleções. A primeira edição foi disputada no Paraguai em 2003 e a segunda na Argentina em 2007 – e ambas tiveram como campeão a Seleção Paraguaia.
A rigor, existem duas modalidades do esporte, sendo uma delas a mais antiga, estabelecida quando a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA) regulamentava a prática do esporte e por isso conhecida como futebol de salão-FIFUSA e a outra, estabelecida sob a regulamentação da FIFA, conhecida como futsal (embora esse termo atualmente denomine indistintamente a prática do esporte nas duas versões). As diferenças limitam-se a algumas poucas regras, mas que acabam influenciando sensivelmente a dinâmica e a plástica do jogo.
Nesse contexto, a CBFS, que representava o Futebol de Salão no Brasil também aderindo à FIFA, abriu espaço para que os não favoráveis a essa migração fundassem a CNFS. A CNFS foi criada após o desligamento da FIFUSA por parte da Confederação Brasileira de Futebol de Salão em 1989, quando esta decidiu afiliar-se à FIFA.
O futsal, em sua forma mais difundida hoje é administrado no Brasil pela Confedração Brasileira de Futebol de Salão e mundialmente pela FIFA. O futebol de salão-FIFUSA, por sua vez, tem como federação nacional a Confederação Nacional de Futebol de Salão e é organizado mundialmente pela Associação Mundial de Futsal (AMF), cuja sede situa-se no Paraguai.
A respeito das divergências históricas, Futebol de salão e o Futsal são essencialmente o mesmo esporte, especialmente quando se leva em conta que as diferenças, nem sempre tão evidentes a primeira vista, acabam sendo ainda mais embaralhadas pelo emaranhado processo histórico que envolveu o cisma no esporte e pela prática comum nos círculos do esporte.
Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado no Mundo.
Logo Seleção Brasileira

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: